domingo, 7 de outubro de 2012

PROGRAMAÇÃO DO III FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTES



DATA: 27/10/2012 - Sábado

LOCAL: Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas - Av. João Pessoa, 52. UFRGS - Campus Centro. (manhã: palestras)
Faculdade de Educação - Av. Paulo da Gama, s/nº, prédio 12001. UFRGS - Campus Centro. (tarde: oficinas; as salas específicas de cada oficina serão divulgadas no dia do evento)

INSCRIÇÕES (tanto para as palestras quanto para as oficinas): pelo e-mail petletras@ufrgs.br - VAGAS LIMITADAS.

*Este é um evento de extensão e, portanto, forneceremos certificados para créditos complementares; o valor do certificado é R$ 4,00.*

HORÁRIO: 

Manhã - Palestras:


8h30 - Recepção e inscrições

8h50- Abertura

9h - Palestra de Luiz Percival Leme Britto - Leituras escolares - escolhas e afirmações:
"A especificidade da leitura está na condensação de conteúdos, na atitude reflexiva introspectiva de exame de si e das coisas, com o controle da ação intelectual. E, também, vale a pena frisar, na inclusão do sujeito num modo de cultura e na disseminação de hábito, práticas e formas de cultura mais densas e elaboradas. Nesse sentido, a leitura, é uma prática social circunstanciada, favorecendo o alargamento do espírito e das possibilidades de participação na sociedade" (Inquietudes e Desacordos - A Leitura Além do Óbvio)

10h - Debate da palestra Leituras escolares - escolhas e afirmações

10h30 - Intervalo

10h45 - Palestra de Ana Lúcia Liberato Tettamanzy - A literatura fora do cânone: literaturas indígena e africana na escola:
Quem ou o que é um autor? Quem ou o que define o que é literário quando entram em debate novas autorias – como as recentes escritas de indígenas e de sujeitos “periféricos”  – e outros suportes – a palavra cantada ou recitada, a narrativa na voz ou mediatizada? A escola e a Universidade têm espaço para essas produções? Essas e outras perguntas norteiam uma fala que se pretende crítica, mas também propositiva.

11h45 - Debate da palestra A leitura fora do cânone: literaturas indígena e africana na escola

12h15 - Almoço

Tarde - Oficinas:


13h50 - Parte 1


15h10 - Intervalo


15h30 - Parte 2


17h - Encerramento


Oficina 1 - Jeferson Tenório - Contar histórias é matéria, professor? A contação de histórias como proposta de ensino:

Para quê e para quem se conta histórias? Como recuperar essa narração viva diante do sistema escolar que valoriza cada vez mais a escrita? Deste modo, a oficina pretende refletir sobre a cotação de histórias como uma possibilidade de prática no ensino de língua portuguesa.

Oficina 2 - Yuri Flores Machado - O ENEM e o conhecimento como narrativa - estrutura e discurso no ENEM:

Histórico do ENEM, teoria, práticas interdisciplinares, relatos de experiência, produção de questões nas diversas áreas do conhecimento de acordo com as competências e habilidades cobradas no exame e a dissertação-argumentativa exigida no ENEM.

Oficina 3 - Lia Schulz - O que se pode aprender com o Tumblr?
Por meio da apresentação e da análise do microblog Tumblr, busca-se pensar conjuntamente o que ser pode aprender sobre o universo cultural e midiático dos jovens que o utilizam como meio de expressão.  Além disso, a proposta é de analisarmos conjuntamente alguns Tumblrs produzidos para refletir sobre nossa prática pedagógica em termos de leitura e produção de textos e trabalho com imagens em sala de aula.

Oficina 4 - Luís Fernando Kalife Jr. - Dar acesso aos contos de fadas e aos discursos que se organizam a partir deles:

Mesmo estando no século XXI, os contos de fadas continuam sendo transmitidos nos lares e nas escolas. Trata-se de um fenômeno único na literatura ocidental, tendo em vista sua constante reformulação: músicas, filmes, séries de TV e até a literatura reinventam o "era uma vez". A que se deve tal fenômeno? A oficina, portanto, pretende discutir esse gênero literário, debater as suas reformulações e, por fim, verificar o lugar dos contos de fadas nas diferentes instâncias do ensino de língua portuguesa e literatura. 

Oficina 5 - Cinara Ferreira Pavani - Criação literária e ensino:
A oficina tem por objetivo desenvolver propostas de criação literária na escola, buscando integrá-las às atividades de leitura. Parte-se do pressuposto de que o processo de criação constitui etapa importante no letramento literário, que visa formar leitores de literatura aptos a ler desde textos mais simples até textos mais complexos, do ponto de vista da elaboração da linguagem.   





Nenhum comentário:

Postar um comentário